27 de janeiro de 2010

WORKSHOP DE CRIATIVIDADE NA ESPM



Na minha primeira semana nos cursos de férias da ESPM tive a oportunidade de participar do Workshop de Criatividade, que já está em sua 32a edição. Tanta longevidade se deve ao mestre Predebon, que maestralmente ministra um verdadeiro tour pelos meandros criativos do cérebro humano.
Nesta edição, da qual participei, a turma era constituida de uma galera super do bem, vinda das mais diversas áreas de atuação profissional, e todos ao seu modo colaboraram para o enriquecimento desta semana onde a criatividade correu solta.
Aqueles que estiverem interessados no tema ciratividade , recomendo que conheçam os trabalhos do professor Predebon, que é um mestre no assunto, e já publicou diversos livros, além de poderem desfrutar de textos muito inspiradores no seu site : www.predebon.com.br.
Segue um texto desenvolvido à pedido do mestre, sobre as experiências vividas nesta semana de curso ( obviamente escrito de forma criativa):

Quando adentrei o universo ESPM( ou Espaço Sempre Propenso a Mudanças), me vi diante de um sábio que libertou-nos a partir das asas de uma gravata borboleta. Ele fez caber dentro de uma sala com quatro paredes, uma praça sem limites onde as idéias florescem abertamente. E nem adianta me perguntar como cheguei até lá pois a cada dia criei um novo caminho, sempre em busca de um destino que se renova a todo instante.
Foi nessa busca que percebi que para crescer temos que voltar a ser criança, e que subindo alguns degraus de uma escada de manutenção podemos consertar um olhar estagnado. Soube que dirigir de ré dentro de um shopping, pode ser dar um passo a frente em direção ao lado direito do cérebro. E que o futuro é embaralhado a todo instante, feito cartas que só tocamos no agora que acaba de se renovar.
Vi o exemplo de alguém que por não poder comer quase nada, desenvolveu um apetite voraz por mudanças e também que mesmo em uma sala onde temos água à vontade, a sede do saber mantém-se insaciável. Um lugar onde o único condicionado é um aparelho que nos mantém de cuca fresca.
E pratiquei convivencialidade com pessoas das quais posso não saber nomes e outras caracteristicas racionais, mas que compartilharam muito do que descobriram de si mesmas. E como neste universo "é proibido proibir", extrapo-lo o limite de linhas. Afinal linhas são só mais um padrão, que no caso do e-mail , não passa de um padrão imaginário. Sendo assim derrame um pouco da sua imaginação por aí , desligue o monitor e procure conhecer a pessoa que se reflete na tela. Eis o primeiro passo para as aberturas, eis o primeiro passo para a mudança.

Anderson Borges

Quem não compreendeu totalmente ou ficou interessado, em julho tem mais curso de férias.PS-Este texto me rendeu uma nota dez.

1 comentários:

Viceversana Rak disse...

que orgulho, é do meu grupo!
esse tem futuro heim!