26 de abril de 2009

Primaveras Filosóficas e a Impaciência

Mais uma vez, se não me engano em sua 23a edição, o debate Primaveras Filosóficas nos trouxe diversos pontos de vista sobre um tema pertinente ao nosso tempo, quem esteva lá teve a chance de presenciar as argumentações de grandes mestres do UNIFIEO, e de participar trazendo seus questionamentos sobre a " Impaciência".
As referências utilizadas para o debate foram desde a bíblia, até vídeos da internet, passando por clipes de bandas consagradas como Roling Stones e REM, tudo isso usado como base para elucidar diferentes abordagens sobre o tema.
Foi mais uma vez uma experiência transformadora, sempre saímos com "novos olhos" de um evento como esse, agradecemos aos mestres que nos mostraram diferentes formas de ver a impaciência do mundo e de nós mesmos.

Algumas frases bacanas que rolaram no debate:

"O tempo da produção, não é o tempo do conhecimento".
"Opinião qualquer um pode dar, mas uma crítica é bem formulada por poucos, pois ela depende de repertório".
"O Homem precisa esquecer para poder se renovar".

E também diversas referências a Nietzsche, Sartre, Guy Debord e tantos outros pensadores que devemos conhecer.

"Pra nos tornarmos imortais a gente tem que aprender a morrer, com aquilo que somos e com aquilo que fomos nós". Parabéns aos organizadores!

Segue o link de um vídeo que faltou, mas deveria ter rolado, fica a sugestão. Essa música foi feita com base no Eclesiastes também, e fala sobre a intolerância, impaciência, e esperança. Ela fala de um concurso de Miss que foi feito em meio a guerra da Bósnia, e que pelo menos naquele dia do concurso a guerra foi interrompida, surreal né?
Neste show a canção é dedicada as vítimas de um atentado em Londres, e com algumas mudanças na letra é feita referência as 3 maiores religiões do mundo, que acabam por vezes sendo motivo dessa " impaciência". Pra finalizar os direitos humanos que parecem meio esquecidos em meio ao caos. As legendas não estão em português, mas da pra entender tudo com clareza. Bom vídeo e até a próxima estação.
" Você não combate um monstro, se tornando um monstro"

1 comentários:

.tat. MCamillo disse...

otemo post! alias...axo q esse eh o unico video q faz sentido na coisa toda, pelo menos tem relação direta com o q foi falado,,,,pq honest naum tendi os outros dois expostos no debate...=/