8 de janeiro de 2009

Novo acordo ortográfico. O que muda?

Toda monografia deve passar por uma minuciosa correção ortográfica. Eis que no meio do vuco-vuco teremos mais uma questão para nos preocuparmos, pois entrou em vigor em janeiro de 2009 o Novo Acordo Ortográfico, que foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos, ou seja, os que têm o português como língua oficial.

Teremos quatro anos para nos adequarmos às novas regras. Durante esse tempo, tanto a grafia hoje vigente como a nova serão aceitas oficialmente. A partir de 1 de janeiro de 2013, a grafia correta da língua portuguesa será a prevista no Novo Acordo.

Mas nada que uma conversa rápida ou um e-mail, para nossa querida Sônia Lanza - Profª de Redação Publicitária, não resolva. Inclusive a confirmação se deveremos nos adequar a essas novas regras antes de entregarmos o book.

Ainda há questões controversas, principalmente no que tange ao hífen em palavras compostas. Essas questões só serão esclarecidas com a nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a ser publicado pela Academia Brasileira de Letras.

As mudanças são poucas em relação ao número de palavras que a língua portuguesa tem, porém são significativas e importantes. Basicamente o que nos atinge mais fortemente no dia-a-dia é o uso dos acentos e do hífen.

A editora Abril lançou um guia super prático que tira muitas dúvidas e nos prepara para essa mudança que logo mais fará parte de nosso dia-a-dia.

Vale a pena acessar e já ficar a par.

http://www.abril.com.br/reforma-ortografica/

0 comentários: