8 de julho de 2010

Sobre a publicidade na terra da garoa

Matéria publicada na Folha de S. Paulo em 08/07/2010, revela apenas o que nós publicitários já esperávamos: a publicidade em São Paulo é permitida somente se a prefeitura lucrar com algo (e olha que o dinheiro é o menor dos lucros neste caso... eleições meu caro).

Táxis de SP voltarão a ter propaganda

Em projeto-piloto, cerca de 300 carros ganharão luminosos com anúncios de eventos e atrações turísticas

Acordo da SPTuris com agência de publicidade também prevê mini-TVs nos veículos, como acontece em Nova York

JOSÉ BENEDITO DA SILVADE SÃO PAULO

Menos de quatro anos após ter sido banida das ruas de São Paulo pela Lei Cidade Limpa, a publicidade está prestes a voltar nos táxis.A propaganda virá em luminosos dupla-face, que ficarão em cima dos carros, que veicularão mensagens relativas a eventos turísticos -como Parada Gay, Fórmula 1, Indy e Virada Cultural-, feiras, exposições e atrações culturais da cidade.Os luminosos também trarão campanhas públicas, como a de vacinação.Os 300 primeiros táxis inclusos na experiência -quase 1% da frota da cidade, de 32 mil- devem circular no início de 2011.A volta dos luminosos foi acertada entre a SPTuris, estatal controlada pela prefeitura, e a agência de marketing Amigo. A iniciativa se vale de brecha oferecida pela lei, que prevê "anúncios especiais", entre os quais os de interesse cultural.BRECHASBrechas na lei já abriram caminho para outras propagandas, inclusive de cunho comercial, como a reforma do Copan, edifício projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que irá ostentar em painéis anúncio da empresa que bancar a sua reforma.Projeto do prefeito Gilberto Kassab (DEM), que está na Câmara, também prevê publicidade comercial em cerca de mil relógios e 8.800 abrigos em pontos de ônibus.Segundo a SPTuris, a volta da publicidade em táxis já foi aprovada pelo DTP (Departamento de Transportes Públicos), da prefeitura, e será submetida à CPPU (Comissão de Proteção à Paisagem Urbana), que fiscaliza a aplicação da Lei Cidade Limpa.Os carros que ganharem os luminosos terão também, do lado de dentro, mini-TVs de plasma para os passageiros.A exemplo do que acontece em Nova York, essas TVs poderão exibir programetes e anúncios comerciais -é da negociação desse conteúdo que virá a receita da Amigo.Não serão permitidas propagandas de bebidas alcoólicas, cigarros, produtos ilegais ou de conotação erótica.EXPANSÃOA iniciativa do acordo partiu da Amigo, mas a A SPTuris diz que está aberta a parcerias com outras agências.Isso vai depender da viabilização econômica do acordo-piloto."Podemos ampliar o número de táxis, mas a partir da sustentabilidade econômica da iniciativa", afirma Luiz Henrique Miranda, diretor-executivo da Amigo.SEM CUSTOSA condição da SPTuris para novas parcerias é que não haja custos, como no acordo com a Amigo, em que não pagará e nem receberá nada. A agência negociará a remuneração dos taxistas."Sou a favor, desde que haja uma rentabilidade boa para o taxista e que não seja uma coisa obrigatória", diz Natalício Bezerra Silva, presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos, que tentará negociar a garantia de um valor mínimo a ser pago.

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